Sociologia
Cultura e Ideologia talvez sejam os mais amplos conceitos das ciências sociais, com suas diferentes definições.
I. Os Significados de Cultura: O emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais. O Pensador Francês Félix Guattari, interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de cultura em três grupos: Cultura-Valor, Cultura-Alma Coletiva e Cultura-Mercadoria.
1. Cultura-Valor: É o sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de cultivar o espírito. É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura q quem não tem.
2. Cultura-Alma Coletiva: É sinônimo de civilização. Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural.
3. Cultura-Mercadoria: É a “Cultura de Massa”. Ele não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado, nem delimitação de território específico, como o segundo. Nessa concepção, cultura são bens ou equipamentos (Como os centros culturais, os cinemas, as bibliotecas), as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos, e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos (Como Filmes, Discos e Livros).
II. Cultura Segundo a Antropologia: O conceito de cultura com frequência é vinculado a Antropologia, como se fosse específico dessa área do conhecimento. Uma das primeiras definições de cultura apareceu na obra do antropólogo Inglês Edward B. Taylor. De acordo com esse autor, cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em sua sociedade. Já o antropólogo Alemão Franz Boas, que desenvolveu a maior parte de seus trabalhos nos Estados Unidos tinha uma visão particularista. Ele pesquisou as diferentes formas Culturais, e não Biológicas. Bronislaw Molinowski, antropólogo Inglês, afirmava que, para fazer uma análise objetiva era necessário examinar as culturas em seu estado atual sem