Inflação e Desemprego
Conceito de inflação:
A inflação é definida como um aumento persistente dos preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços.. Ocorre em todos os setores da sociedade, sem distinções, e ao mesmo tempo. Ela pode ser entendida como dinheiro demais a procura de bens. Envolve toda a economia de um país
Quanto maior a inflação, menor será o poder de compra, e menor será o poder aquisitivo de compra.
Fontes:
As fontes de inflação costumam diferir em função das condições de cada país, como por exemplo:
Tipo de estrutura de mercado ( Oligopólios, concorrência etc).
Grau de abertura da economia ao mercado exterior.
Estrutura das organizações trabalhistas.
Indexação: Consiste em corrigir as rendas recebidas pelos agentes econômicos e o valor ativos de sua propriedade com base na variação de um índice de preços que reflita a taxa de inflação no período de tempo entre os reajuste.
Tipos de Inflação
Existem basicamente quatro tipos distintos de inflação. A diferenciação dos tipos de inflação se dá apenas no plano teórico. Na realidade, há um entrelaçamento variado entre todos esses tipos de inflação. Os tipos de inflação se classificam em:
Inflação de Demanda
Refere-se ao excesso de demanda em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. A inflação de demanda ocorre quando a economia está próxima de sua capacidade máxima e não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços em curto prazo para acompanhar o crescimento da demanda.
Inflação Inercial
Esse tipo refere-se ao caso em que a inflação presente é resultado da inflação observada no passado. Um dos grandes responsáveis pela inflação inercial é a indexação da economia. A indexação consiste em se corrigir as rendas recebidas pelos agentes econômicos e o valor dos ativos de sua propriedade com base na variação de um índice de preços que reflita a taxa de inflação no período de tempo entre os reajustes.