Nanotecnologia
A introdução e disseminação de nova tecnologia carrega consigo seus benefícios e riscos para a sociedade, configura também a possibilidade de materializar novos segmentos sociais de incluídos e excluídos e a construção de uma nova "natureza" inédita em relação à história recente da humanidade, com repercussões nos ecossistemas naturais deste planeta.
Os cientistas produtores da nanociência e da nanotecnologia encontram-se numa posição central no que se relaciona ao futuro de nossas sociedades.
Enquanto produtores de conhecimento e de tecnologia poderão contribuir para a transformação das mesmas, ao mesmo tempo estarão sofrendo os impactos desta nova tecnologia enquanto cidadãos de suas comunidades.
Também é de fundamental importância para a sociedade que as opções tecnológicas a serem assumidas pelo país sejam debatidas não só pelos especialistas, cientistas e tecnólogos, pois há uma necessidade em todos os tipos de sociedade de colocar em discussão não mais só os efeitos das inovações da tecnociência, mas também as opções que são feitas, e uma necessidade de subtrair esse debate do terreno exclusivo dos especialistas e, principalmente, só dos cientistas e dos tecnólogos.
Os países em desenvolvimento já incorporaram a seus programas da nanociência e nanotecnologia pesquisas no campo das Ciências Humanas que têm como objetivo a ser investigados impactos sociais da nanotecnologia.
1. Definição: o que é nanotecnologia?
Diminutas estruturas moleculares auto-suficientes, só visíveis em microscópios eletrônicos, representam, com certeza a próxima revolução tecnológica. A matéria poderá ser manipulada molécula por molécula, em escala milhões de vezes menores do que um milímetro, com o objetivo de criar novos materiais, produtos e