A administração entre a tradição e a renovação
By Israel de Oliveira
Resenha sobre a obra de Omar Aktouf
A ADMINISTRAÇÃO ENTRE A TRADIÇÃO E A RENOVAÇÃO O que é administração tradicional? A sistematização de diferentes práticas que dirigentes de empresas conduzem em seus negócios.
Cercando-se de práticas de toda espécie de justificativas e apoiando-se em ferramentas,princípios e teorias de diferentes ciências ou preferências cientificas ,conhecida por manegerment science. Falando-se metaforicamente pode-se dizer da administração tradicional:assemelha-se ao exército e a colméia;com sua organização,divisão do trabalho,disciplina.
Sobre a Parte I Um breve panorama:
Meu principal objetivo aqui é tentar demostrar por meios poucos ortodoxos o que seria mais apropriado aos tempos moderno, um modelo de gestão que levasse em conta as possibilidade de que as tarefas operacionais ,fossem realizadas sem restrições e entraves de características emocionais ,ou seja,"pirraça". Bem como desconhecimento de causa,ou seja,como fazer:saber fazer. Do termo e definição da administração tradicional ou clássica que o autor se refere, não encontrei nada melhor do que a definição por Aristóteles: .. “Pois não deve o sábio receber ordens,porém dá-las. E não é ele que há de obedecer a outro,porém deve obedecer a ele o menos sábio. Tais são,por sua qualidade e seu número, as idéias que temos a cerca da sabedoria e dos sábios.( Aristóteles, Metafísica) Entre outras se encontram:atividades integradas com objetivo de produzir bens e serviços rentáveis para organização,gerir,conduzir de forma eficaz recursos:(financeiros,humanos e materiais),Mais o famoso P.O.D.C,é necessário explicitar? Planejamento,Organização,Direção e Controle. No meu modo de pensar,que não é e nem deve ser e nunca será unânime,todo individuo que desempenha uma função operacional deveria saber essa regra,ou seja,deveria fazer parte do treinamento esses