China
Produtores brasileiros devem permanecer otimistas em relação à comercialização da safra de soja em 2012. A China está precisando importar cada vez mais e a América do Sul deve abastecer o país. Segundo os dados levantados pelo Canal Rural, a estimativa da COFCO Corporation, estatal chinesa responsável pelo desenvolvimento agrícola do país, o volume importado de soja pela China em 2012 deve ficar entre 58,5 milhões e 61 milhões de toneladas.
Além do grão, os chineses vão comprar farelo de soja para engordar suínos, uma grande necessidade do país.
O interesse por produtos brasileiros é tão grande que o governo chinês já revelou intenção de aplicar dez bilhões de reais em ferrovias no Brasil, um investimento estratégico para assegurar o fornecimento de grãos e outros produtos, como minério de ferro. Uma estatal chinesa negocia a compra de terras brasileiras para produção de soja, e há intenções de compra de frigoríficos. As regiões produtoras de grãos e de carne recebem constantes visitas de missões chinesas.
China deve aumentar importações de soja nesse 1º semestre
O principal comprador mundial de soja, a China, deve importa cerca de 29 milhões de toneladas da oleaginosa no primeiro semestre deste ano, um quarto a mais que no mesmo período de 2011, segundo informações de agências internacionais de notícias.
Em fevereiro, uma delegação chinesa de comércio fechou acordo para compra de um recorde de 13,4 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos.