Nanotecnologia
O que é um Nanometro?
O nanômetro é uma medida matemática, assim como o metro, o centímetro, etc., que representa um bilionésimo do metro (1 nm = 0,000000001 m). Sua grandeza é 10^(-9), e tem como símbolo o ‘’nm’’. Para se ter uma noção de quanto é isso se pudéssemos aumentar escalas e manter a proporção entre objetos, e aumentássemos objetos que possuem um nanômetro de tamanho para um tamanho de uma bola, uma moeda de um centavo ficaria maior do que a Lua.
Nanotecnologia
O físico Richard Feynman expos um breve conceito sobre essa tecnologia em Dezembro de 1959. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver. Essa foi a primeira vez que a nanotecnologia foi exposta para o mundo.
O termo nanotecnologia vem revolucionando o mundo da ciência, trazendo muita expectativa a este setor que tem como principal característica sua diversificação. O objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de manipular átomos e moléculas.
O mercado total de produtos que incorporam nanotecnologias (incluindo semicondutores e eletrônicos) atingiu U$ 135 bilhões em 2007, US$ 693 bilhões em 2012 e cerca de US$ 2,95 trilhões até o final de 2015.
Contudo esta ciência ganhou atenção especial nos anos 80, a nanotecnologia começou a ser desenvolvida em laboratórios e as pesquisas em torno desta tecnologia aumentaram significativamente, tanto que hoje ela é o centro das atenções em várias áreas da Ciência.
Essa tecnologia só existe em laboratórios e indústrias com equipamentos de alta precisão, afinal, são necessárias máquinas muito precisas para trabalhar com componentes tão pequenos, os quais são invisíveis aos nossos olhos.
Os processadores de computador e os vídeos games possuem tantos componentes internos, e tudo cabe em um espaço tão pequeno, que provavelmente