Nanotecnologia na agricultura
Nanotecnologia é uma ciência que permite ao homem lidar com átomos, moléculas e sistemas muito pequenos para criar novos processos industriais, produtos e materiais de alto desempenho. Nesse mundo, só é possível ver e manipular átomos e moléculas por meio de equipamentos (um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e o Microscópio de Varredura por Tunelamento (STM), que permitem a observação de átomos e moléculas ao nível atômico) especiais e que são muito mais potentes que os microscópios, inclusive os eletrônicos. Tais equipamentos, que fazem a chamada varredura de sonda, possibilitam aos cientistas ver como se comporta uma única molécula e como um elétron passa através dela.
A figura e a tabela mostra como a redução do tamanho das partículas leva ao aumento do número e da superfície de partículas em suspensão no ar. A segunda coluna da tabela indica o total de partículas que podem ser geradas a partir da redução da dimensão inicial (5 mm). A terceira e a quarta referem-se à densidade de partículas respiráveis em suspensão no ar.
Nanotecnologia na agricultura A necessidade do homem fez com que ele fosse atrás de meios que pudessem ajudar na produção de alimentos vegetais que estivessem em um único local e em contato com sua moradia, deixando de lado costumes nômades sofrendo um grande impacto das áreas de químicas e outras ciências. A intenção da nanotecnologia na agricultura é de produzir alimentos, energia, construir materiais e desenvolver os processos moleculares e bioquímicos através do desenvolvimento de sistemas moleculares, tendo união entre a tecnologia do DNA recombinante, bioquímica, biologia sintética e engenharia metabólica juntamente com a nanotecnologia.
Nanotecnologia de alimentos Aplicações
As pesquisas sobre as nanotecnologias e sua aplicação na cadeia de alimentos são promissoras, iniciando na agricultura, desde o preparo do