nanomateriais
O que são? Os nanomateriais são materiais cujos 50% ou mais dos seus constituintes têm dimensões compreendidas entre 1 e 100 nanómetros (1nm = 10-9m). São materiais maioritariamente naturais, que podem ser produzidos por acidente ou por fabrico através da nanotecnologia, contendo uma grande variação de partículas.
Os seus constituintes.
São considerados nanomateriais os que são constituídos por partículas ou aglomerados delas com distribuição de tamanho que apresente uma fração considerável de partículas com uma ou mais dimensões no intervalo entre 1 nanômetro a 100 nanómetros. Os nanomateriais podem ser constituídos através do meio ambiente, como por exemplo a fuligem, cinzas vulcânicas ou fios de teias de aranha. Estes materiais podem também ocorrer de acidentes criados pela sociedade humana através de processos não intencionais, como substancias criadas pelos escapamentos de automóveis ou pelo fumo de tabaco. A nanotecnologia é a técnica usada no fabrico de nanomateriais, manipulando diversos materiais entre a escala obrigatória de 1 a 100 nanómetros.
A sua utilização.
Alguns desses nanomateriais são já usados há décadas, tais como a sílica sintética amorfa, em betão, pneus e produtos alimentares. Outros só há pouco tempo foram descobertos, tais como o dióxido de nanotitânio, usado como agente bloqueador de raios UV em tintas ou protetores solares; a nanoprata, usada como agente antibacteriano em aplicações têxteis e medicinais; ou os nanotubos de carbono, frequentemente utilizados pela sua resistência mecânica e leveza, e pelas suas propriedades de dissipação do calor e de condutividade elétrica em aplicações como a eletrotecnia, o armazenamento de energia, as estruturas de aeronaves espaciais e veículos e o fabrico de equipamento desportivo. Estamos a assistir a um contínuo e rápido desenvolvimento de novas gerações de nanomateriais, o qual deverá ser acompanhado pelo crescimento do mercado para estes produtos.