Nadi
Trataremos neste trabalho acerca da primeira guerra mundial que se iniciou em 1914 englobou a maior parte dos países europeus, tornando-se progressivamente um conflito mundial. Este foi seu aspecto peculiar em relação aos conflitos anteriores.
De forma global, os fatores da guerra estão ligados aos interesses econômicos dos Estados europeus, à corrida colonialista, e ao nacionalismo exacerbado.
Devido à tensão instalada na Europa e à iminente possibilidade de ocorrer conflitos começou a ocorrer alianças entre os países a fim de ganharem força e prevenindo-se para o que mais tarde vinha a acontecer.
No primeiro momento da guerra, a fronteira da França foi cruzada pelos alemães, cujo avanço foi detido em seguida, na primeira Batalha do Marne.
Começou, então, a Guerra das Trincheiras, que se arrastaria quase até o fim da guerra. No total, sacrificaram-se mais de 10 milhões de vidas.
No ano de 1918, travou-se a Batalha da França, última e desesperada ofensiva alemã, que se extinguiu na Segunda Batalha do Marne. Rompidas as linhas ofensivas germânicas e com os Aliados da Alemanha vencidos, a esta não restava outra alternativa senão solicitar o armistício.
A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras) foi um conflito bélico mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.
Primeira guerra mundial
Antecedentes
Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior deixara feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra. Vale