Amostragem
Neste trabalho iremos apresentar a definição de amostragem, definição de amostrador e alguns tipos de amostradores manuais e algumas desvantagens de fazer amostragem manual. Todos os outros tipos de amostragem, inclusive a amostragem manual, são considerados incorretos.Uma vez que os procedimentos de amostragem estão associados a uma série de erros inerentes às características peculiares de cada material e ao processo de obtenção da amostra, a probabilidade de essa amostra representar perfeitamente o universo da qual foi retirada é remota.
A amostragem manual ainda é empregada por muitas empresas. Este trabalho tem a finalidade de descrever as técnicas mais usuais no processamento mineral, indispensáveis à obtenção e à preparação de amostras representativas.
2. AMOSTRAGEM
A amostragem é o conjunto de operações destinadas à obtenção de uma amostra representativa de uma dada população ou universo. Uma amostra é considerada representativa quando as propriedades do universo (teor dos diversos elementos, constituintes mineralógicos, massa específica, distribuição granulométrica, etc.), estimadas com base nessa amostra, inserem uma variabilidade estatisticamente aceitável.
A amostragem é usualmente realizada em quatro etapas, descritas como a seguir.
Elaboração do plano de amostragem – este fundamenta-se na determinação da qualidade necessária para a amostragem, participando das definições do universo, do objetivo e da seqüência de operações utilizadas. O sistema de amostragem a ser utilizado depende de diversos fatores, dentre os quais podem ser destacados o tamanho das partículas, a massa específica, a umidade, etc.
Obtenção da amostra – consiste na determinação da seqüência e do número de coletas das amostras, que depende do tipo e da precisão requerida para a amostragem, das características dos fluxos, etc.
Preparação da amostra – trata-se do conjunto de operações necessárias à adequação da amostra ao método de