Na Prática a Teoria é Outra?
RESENHA CRÍTICA
Essa capítulo do texto aborda o tema relacionada a teoria e a prática. Traz uma análise desses temas focalizando o Serviço Social dentro deste contexto. Num primeiro ângulo demonstra o quão é importante aliar a teoria à pratica, e vice-versa, demostrando que elas, embora distintas, são necessárias para a atuação profissional. E no segundo momento, discorre, dentre outras, sobre formas de se buscar conhecimentos por parte dos classe dos profissionais de serviço social, tendo em vista que existe um espaço de vivência em sociedade que exige um profissional verdadeiramente capacitado, que possa solucionar os problemas que estão postos em toda a sociedade.
Na parte introdutória do texto em discursão (SOUSA, 2011 p. 31), fala que em que pese a unidade que deve existir entre a teoria e prática, é preciso lembrar que a unidade não é sinônimo de identidade, ou seja, a unidade a que se refere a autora leva-nos a crê que temos que ter no âmbito da atuação profissional maneiras diferentes de vermos a teoria e a prática, no sentido de que ambas, embora coisas diferentes, são necessárias para a atuação profissional propriamente dita.
Traz em discursão a perspectiva da segunda tese de Max no âmbito da prática, tendo como referência Feuerbach, informando Max, que a práxis aparecerá como fundamento, critério de verdade e finalidade do conhecimento (p. 30). Nesse pensamento, entende-se que é na práxis/prática/fazer de fato, que o homem vai provar o que é verdade contida no seu pensamento, que trazendo isto para a atuação profissional é basicamente por em prática o que é visto na faculdade, a partir do conhecimento que cada um adquire ou adquiriu.
Ressalta que o conhecimento aqui abordado é considerado como o conhecimento de um mundo criado pelo próprio homem, que está fora da história e da sociedade, ou seja, coisa