Na Prática a Teoria é Outra
O presente trabalho é baseado na obra de Claudia Mônica dos Santos intitulada “Na Prática a Teoria é Outra?”; o livro é constituído de dois capítulos cada um deles sob a responsabilidade da referida autora que de maneira coerente traz uma discussão sobre Mitos e Dilemas na relação entre Teoria e Prática; Instrumentos e Técnicas no Serviço Social; a mesma se utiliza da Teoria Social de Marx e de outros autores adeptos dessa tradição para o debate em questão.
Vale ressaltar que aqui será feita apenas uma síntese referente ao segundo capítulo do livro o qual é composto por três partes: Teoria e Prática no Materialismo Histórico-Dialético; A Relação Dialética entre Teoria e Prática e, A Práxis como Categoria Central.
A autora expõe os enganos cometidos pela classe dos profissionais de Serviço Social que permanecem na ideia de que “na prática a teoria é outra”.
Palavras chaves: Teoria, prática, dilemas.
Introdução
O segundo capitulo deste trabalho discorre, dentre outras, sobre formas de se buscar conhecimentos por parte dos classe dos profissionais de serviço social, tendo em vista que existe um espaço de vivência em sociedade que exige um profissional verdadeiramente capacitado, que possa solucionar os problemas que estão postos em toda a sociedade.
Nesse pensamento, entende-se que é na práxis/prática/fazer de fato, que o homem vai provar o que é verdade contida no seu pensamento, que trazendo isto para a atuação profissional é basicamente por em prática o que é visto na faculdade, a partir do conhecimento que cada um adquire ou adquiriu.
Síntese
Este capítulo do texto aborda o tema relacionado à teoria e a prática. Traz uma análise desses temas focalizando o Serviço Social dentro deste contexto. Num primeiro