NA BRINQUEDOTECA TEM MAGIA, ENCANTO, BELEZA E ALEGRIA
NA BRINQUEDOTECA TEM MAGIA, ENCANTO, BELEZA E ALEGRIA
CAMPOS NOVOS 2013
SUSANA RAMPON MASCARELLO
NA BRINQUEDOTECA TEM MAGIA, ENCANTO, BELEZA E ALEGRIA
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da 4ª fase, correspondente ao 1º semestre de 2012 da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização de Trabalho Pedagógico na Educação Infatil: Reflexão e Pesquisa, Lucidade e Educação, Alfabetização e Letramento.
Orientadora: Luciane Mota Santo Munhoz
CAMPOS NOVOS
2013
INTRODUÇÃO
No presente trabalho abordaremos sobre a brinquedoteca e como era o espaço da crianças no passado.
A brinquedoteca é um lugar para explorar, sentir e experimentar, onde se imagina se constrói normas e se cria alternativas para resolver os conflitos surgidos no ato de brincar, situações que irão auxiliá-los mais tarde na vida adulta
No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.
Atualmente, a criança parece se situar como um sujeito que detêm seu espaço na sociedade, um indivíduo exigente, questionador, possuidor de mercado consumidor, leis, programas televisivos e ciências dedicadas a elas. Mas, a ideia de infância é extremamente moderna.
Mas nem sempre foi assim, no passado a criança era vista como um adulto em miniatura, não tinha infância, desde cedo trabalhavam para aprender uma profissão. A criança e a infância passou a ser valorizada somente após o século XVI para o XVII, na Europa, por que comeram a perceber que a