Música
Conceito: Mousikē é um conceito grego que significa “a arte das musas”. E, deste, deriva a palavra música, que define a arte de organizar sensível e logicamente uma combinação coerente de sons e silêncios. Para isso, são usados os princípios fundamentais da melodia, a harmonia e o ritmo.
Enquanto manifestação artística, a música é um produto cultural que procura suscitar uma experiência estética no ouvinte. Também constitui um estímulo no campo perceptivo do homem, uma vez que pode assumir várias funções, como é o caso do entretenimento, do ambiente criado ou da comunicação.
A música, como dizíamos acima, é composta por dois elementos básicos, que são os sons e os silêncios. O som é a sensação captada pelo ouvido, através das variações de pressão produzidas pelo movimento vibratório dos corpos sonoros e que se transmitem pelo ar. A ausência do som é o silêncio, o qual nunca é absoluto, tendo em conta a existência da atmosfera.
O som engloba quatro parâmetros fundamentais: a altura (o resultado da frequência produzido por um corpo sonoro, que determina se o som é grave ou agudo), a duração (o tempo que duram as vibrações que produzem um som), a intensidade (a força com que se produz um som, representada pela amplitude) e o timbre (a qualidade que permite distinguir entre os diferentes instrumentos ou vozes).
Instrumentos:
Existem muitas formas de classificar os instrumentos musicais, cada uma delas se presta melhor para cada finalidade. Existem classificações que levam em conta os conjuntos instrumentais tais como orquestras. Um exemplo é a classificação dos instrumentos da orquestra sinfónica que divide os instrumentos em cordas, sopros (subdivididos em madeiras e metais) e percussão.
Instrumentos de Sopro: Os instrumentos de sopro são usualmente constituídos por tubos e o som é produzido pelo movimento do ar que se encontra no seu interior. Os diferentes sons relacionam-se cpm o comprimento da coluna de ar movimentado. São