perfil de solo
Os solos são formados por um pacote de materiais originados da transformação da rocha-mãe e dos materiais transportados pela gravidade. A capa superior deste pacote, chamada de primeiro horizonte, contém uma camada denominada húmus. O húmus, é produto da decomposição orgânica responsável pela fertilidade do solo. Uma camada humífera de 30 cm pode levar até cinquenta anos para se desenvolver. Os processos de gênese do solo são lentos em todas as camadas dos horizontes que compõe o solo. "A partir da rocha-mãe, 1 cm de solo leva 100 mil anos para se formar; comparando-se a uma página de livro de 30 cm de altura, o tempo equivaleria a 3 milhões de anos" (Myers, 1958).
Quando uma rocha da litosfera fica exposta à atmosfera, ela começa a se intemperizar, para se equilibrar com as novas condições impostas pelos elementos do clima e organismos. Os vegetais e micróbios começam então a se estabelecer, alimentando-se da água armazenada e dos nutrientes liberados e armazenados na argila, ambos provenientes do intemperismo dos minerais primários da rocha. Com o tempo, outras mudanças ocorrem, tais como a translocação da argila, a remoção dos sais minerais e adições de húmus. Todas essas transformações continuam até acontecer um novo equilíbrio da litosfera com a atmosfera.
O período necessário para que um solo passe do estágio jovem para o maduro varia com o tipo de material que lhe deu origem; as condições de clima; os tipos de organismos, e o relevo. Normalmente, se o material de origem deriva-se de rochas escuras (básicas), sob o clima quente e úmido, e o relevo não propicia a erosão, os solos atingem mais rapidamente a maturidade.
O perfil de um solo completo e bem desenvolvido possui cinco tipos de horizontes, que costumam ser chamados de horizontes principais e identificados pelas letras maiúsculas: O, A,E, B e C. Nem sempre esses horizontes estão em um perfil de solo; por exemplo muitos não têm o horizonte E e alguns também não têm o B. Nesse último