Música
Com a diversidade das formas, estilos, gêneros e períodos históricos que geralmente são descritos pelo termo "música clássica", é uma tarefa difícil listar características que possam ser relacionadas a todas as obras deste tipo de música. Existem, no entanto, característica que a música clássica tem e que poucos (ou até mesmo nenhum outro) tipos de música apresentam.
As principais datas na música clássica: o período da música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) a renascentista (1400 – 1600), o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (1600 – 1750), clássico (1730 – 1820) e romântico (1815 – 1910), e os períodos modernos e contemporâneos, que incluem a música clássica do século XX (1900 – 2000) e a música clássica contemporânea (1975 – até hoje).
O modernismo (1905 - 1985) marcou um período no qual diversos compositores rejeitaram valores do período da prática comum, como a tonalidade, a melodia, a instrumentação e a estrutura tradicionais. Compositores, acadêmicos e músicos desenvolveram extensões da teoria e da técnica musical. A música clássica do século XX pega uma ampla variedade de estilos pós-românticos, inclui os estilos de composição do romântico tardio, expressionista, modernista e pós-modernista, e a música de vanguarda.
Abaixo um texto escrito por Greg Sandow falando sobre como está à música erudita atualmente:
Foram coisas práticas como quedas na venda de ingressos, dificuldade de apoio financeiro e envelhecimento do público (especialmente se olharmos para a sequência das últimas décadas), há aquele distanciamento da música clássica da vida das