BICHO DE SETE CABEÇAS
GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
ELEXANDRA FREITAS
ILZA DE ANDRADE CARVALHO
ARTICULAÇÕES COM O FILME “BICHO DE SETE CABEÇAS
Trabalho apresentado como um dos requisitos para avaliação parcial do 2º Bimestre da disciplina de Saúde Mental na graduação em Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG.
Várzea Grande – MT
Outubro/2012
BICHO DE SETE CABEÇAS
O filme Bicho de Sete cabeças (2000) é baseado na obra “Canto dos malditos” uma autobiografia que relata experiências traumatizantes vivida nos anos de 1960 e 1970 pelo Curitibano Austregésilo Carraro Bueno (1957_2008) que foi um escritor integrante da luta antimanicomial no Brasil.
Os conteúdos ministrados na disciplina de Saúde Mental foram clareados à partir do filme trazendo à reflexão os conteúdos vistos. Neste trabalho, tentaremos articular os conteúdos estudados e sem pretensão, como alunas do quinto semestre de psicologia tentaremos estruturar nosso texto na abordagem de Psicanálise.
A princípio identificamos o que Gofman descreve como Desvio e comportamento desviante entre os quais destacamos o desvio de indivíduos que se recusam a aceitar o papel que lhe é destinado agindo de maneira irregular e sob aspecto rebelde no que se refere às instituições básicas, no caso a família. [p.119] Neto, o personagem principal, um típico adolescente de classe média baixa, na tentativa de satisfazer suas curiosidades e descobrimentos próprios da adolescência, entra em confronto com os valores morais e crenças do pai iniciando o drama de sua vida. A partir de um cigarro de maconha encontrado em suas roupas, Neto é julgado precipitadamente por seu pai que munido das melhores intenções resolve interná-lo numa “clinica de recuperação” para fazer dele um cidadão honrado.
A forma covarde em que aconteceu a internação de neto sem um diálogo na família, sem seu consentimento e