henrry
Jules Henri Fayol (FAYOL), nascido em Istambul em 29-07-1841. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. E mãe Adélaide Saulé que teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph e Fayol que sempre hostil às ideias do pai.
Formou-se engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da ideia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as consequências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.
Sua visão diferente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono) foi a de Gerente Diretor. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa COMMENTRY-FOURCHAMBAULT-DECAZEVILLE, que estava em falência. Reestabeleceu a saúde econômica financeira da empresa. Após seus 58 anos de estudos, pesquisa e observação, reuniu suas teorias na obra administração industriais geral, em 1916. Seu modelo de administração baseava-se em seis funções ou áreas: produção, comercial, contabilidade, gestão, administrativa e segurança. Ele empregou seus anos de aposentado para demonstrar as consequências satisfatórias da previsão cientifica e métodos adequados de gerencia. Fayol menciona a flexibilidade administrativa, calcada também na experiência e conhecimentos tácitos, em detrimento de saberes teórico e posturas rígidas no planejamento e execução do trabalho.
Faleceu em Paris, 19-11-1925.
CARACTERÍSTICAS
Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa.
Organizar: Construir o duplo organismo da empresa, material e social.
Comandar: Dirigir e orientar o pessoal. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
Controlar: Verificar que tudo corre de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
ATIVIDADE