Música
Marco civil / Parabolicamará
1. Em que medida a internet modificou as relações interpessoais?
Com um misto de praticidade, entretenimento e informação, a internet causou muitas mudanças nas relações entres as pessoas. Uma delas é a tendência em aproximar quem está longe e afastar quem está perto. Através de bate-papos e redes sociais as pessoas se comunicam com quem está longe – seja em outro município, estado ou país – e não conversam com quem convive na própria casa, vivem uma vida virtual, deixando de lado a vida real.
2. Em que medida a internet modificou as relações de trabalho?
Com internet empresas investigam a vida pessoal de candidatos na hora da contratação, currículos são preenchidos online, a comunicação entre trabalhadores é feita por e-mail, é possível dirigir uma empresa na China, aqui do Brasil, e além de tudo possibilita o trabalho em casa. De todas as mudanças, acredito que a facilidade de se trabalhar em qualquer lugar, acaba causando um impacto negativo nas relações pessoais do trabalhador, pois o mesmo não consegue se desligar do trabalho, já que este, está a um clique.
3. Qual o significado da regulamentação do marco civil da internet?
A tempos se fala na necessidade de fazer uma legislação para a internet. Com base no texto de Sakamoto, acredito que o marco civil é um avanço em termos de democracia, vai proteger o consumidor dos abusos das empresas prestadoras do serviço de internet e garantir os direitos dos usuários.
4. Há um trecho do artigo que afirma: “o direto do usuário à inviolabilidade de suas comunicações a ao sigilo de seus registros na internet”. Qual sua opinião sobre essa questão? Minha opinião é que devemos ter nossa individualidade e nossa privacidade protegida, sim. Como temos sigilo de nossas ligações telefônicas e nossas correspondências, devemos ter o direito ao sigilo de nossos registros na internet.
5. Gilberto Gil em várias passagens – com diferentes figuras poéticas – pretende marcar a