Pentateuco - Tradição Javista
Professor: Cláudio Vieira
Disciplina: Português Instrumental
Pentateuco: “TRADIÇÃO JAVISTA”
Angra dos Reis
2014.
ANDRÉ DA ROCHA MARTINS e GABRIEL BANDEIRA
Pentateuco: “TRADIÇÃO JAVISTA”
Trabalho de Dissertação apresentado a Disciplina de Português Instrumental da FATESF, como requisito parcial de aprovação da disciplina.
Professor: Cláudio Vieira
Conteúdo: Pentateuco
Metodologia: Dissertativa
ANGRA DOS REIS
2014
Introdução: A BÍBLIA, a Palavra de Deus, é a fundamental regra de fé e conduta que regula, fundamenta e legitima o cristianismo. Sendo este compêndio tão importante e essencial para os cristãos, torna-se fundamental, para sua compreensão, que tenhamos um conhecimento aprofundado sobre os seus primeiros livros - O PENTATEUCO - livros estes que formam a base de sustentação para todas as narrativas bíblicas posteriores. Assim sendo, é de vital importância que façamos, com zelo e denodo, uma busca incessante pelos conhecimentos das "primeiras coisas", para que tenhamos certeza das "coisas presentes" e firmemos nossa esperança nas "últimas coisas".
Desenvolvimento:
PENTETEUCO é uma palavra derivada do grego e significa “cinco livros”. Essa palavra é usada para indicar os cinco primeiros livros da Bíblia, isto é: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os judeus chamam essa parte da Bíblia de Torá, que significa Lei. Nesses cinco livros encontramos histórias e leis que formam postas por escrito durante seis séculos, reformulando, adaptando e atualizando tradições antigas e criando novas. Tanto as histórias como as leis giram em torno de um centro: o ato libertador de Deus no êxodo, que é o ato fundante do povo de Israel. As histórias aí contidas, na sua maioria, nasceram no meio do povo e, primeiramente, eram histórias de famílias, de clãs e de tribos