tradiçoes do pentateuco
Segundo os estudiosos, o Pentateuco é um nome dado ao conjunto dos cincos primeiros livros da Bíblia. Os Judeus o chamam de TORAH, ou seja, é um conjunto de leis pelas quais os judeus se deixavam conduzir. Nele se encontram narrações de histórias vividas pelos judeus. Ela foi escrita por vários autores, sendo composta de diversas camadas escritas em épocas diferentes. Apesar da História de Israel ter começado bem antes, tomaremos como ponto de partida o Séc. X, porque foi a partir dele que se escreveram as primeiras unidades literárias e também porque foi nele que Israel começou a ler suas histórias. Há uma hipótese documentária que diz que a Torah é uma obra composta em cinco partes, baseada em quatro documentos erigidos em épocas diferentes. Esta hipótese é mais aceita pelos teólogos e pelos estudiosos da Bíblia. Ela fala que a Torah foi escrita por quatro grupos com tradições diferentes.
1. Tradição Javista ( J ) :
Sua origem esta ligada ao Sul de Israel ( Sul da Palestina) na corte de do rei Salomão. É uma tradição que remonta no Séc. X pois é neste período que algumas tradições foram colocadas por escrito, nascendo assim o Documento Javista.
O conteúdo desta tradição relata a origem do mundo e de Israel, também a história dos Patriarcas, concluindo com a morte de Moisés. A linguagem da tradição Javista é concreta, imaginária familiar e bastante humana.
O que teria motivado o surgimento desta tradição? Sabe-se que Salomão surge ao trono como sucessor de Davi e ainda existia um descendente de Saul, vivo, mas Saul é rei e tinha direito ao trono, portanto era preciso que a corte produzisse algo, assim os escribas da corte de Salomão produziram esse documento. O documento Javista também nos traz, uma visão de Deus, e da sua realeza.
Tradição Eloista (E):
A tradição Eloísta é do Reino do Norte e o seu conteúdo é o mesmo da tradição Javista, a apreciação