resp celular
O corpo pode utilizar energia de ácidos graxos, carboidratos, proteínas para quebrar e produzir energia... A fonte mais comum é a glicose (monossacarídeo)!
Dividida em três etapas:
Glicólise – ocorre no citosol da célula (parte líquida), o produto da glicólise vai para dentro da mitocôndria onde ocorrerá:
Ciclo de Krebs - mitocôndria
Cadeia respiratória – mitocôndria
Glicólise: a glicose entra na célula por meio de proteínas da membrana plasmática e é quebrada para que se inicie o processo de produção de ATP (adenosina trifosfato), ou seja o processo de transferência da energia contida na molécula da glicose.
Glicose: é um monossacarídeo (carboidrato na forma simples, de três a sete carbonos), muito importante par aa produção de energia. Possui seis carbonos, um grupo aldeído, além dos grupos poliálcoois.
Glicose: C6 H12 O10
GLICÓLISE: 1 glicose 2 ATP 2 piruvatos + 2 NADH + 4 ATP
(6carbonos) (3 carbonos)
*Para começar a quebra de uma glicose é necessário gastar 2 ATPs.
NAD+: é uma coenzima, serve para carregar elétrons (energia). Quando os H+ são eliminados durante a reação de glicólise, o NAD+ capta esses hidrogênios e se transforma em NADH. Essa energia que fica armazenada é utilizada posteriormente na última etapa do processo de respiração celular: a cadeia respiratória.
ATP: fórmula adenina – ribose ~~ fosfato ~~ fosfato ~~ fosfato
O ATP carrega bastante energia na ligação entres os seus fosfatos, são ligações muito energéticas.
Seqüência da Respiração Celular Aeróbia
Glicose passa pela membrana plasmática -> entra na célula -> vai para o citoplasma -> chegam 2 ATPs -> inicia-se a glicólise
GLICÓLISE 1 glicose +2Pi + 2NAD+ 2ATP 2 piruvatos + 2 NADH + 4 ATP + 2H + 2H2O
Ácido pirúvico ou piruvato:
C3 H4 O3
Composto formado por três carbonos:
na