música na educação infantil
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) na Grécia antiga junto com a matemática e a filosofia, a música já fazia parte da educação sendo fundamental para o crescimento e formação de futuros cidadãos de caráter. A música era a expressão de liberdade para o homem, era fonte de sabedoria, portanto indispensável para a educação. Sendo uma das formas mais importantes de expressão e comunicação do ser humano, o fazer musical acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação.
O trabalho proposto pelo RCNEI (1998) tem como objetivo o de garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre as questões musicais. Devendo conhecer a mesma como linguagem e forma de conhecimento e devendo considerar suas estruturas e características próprias: como a produção, apreciação e reflexão.
O fazer musical deve respeitar acima de tudo, o nível de percepção e desenvolvimento de cada fase de cada criança, assim requerendo do educador a devida concentração e envolvimento com as atividades propostas, portanto ele deve assumir uma postura de disponibilidade em relação a essa linguagem.
O homem se comunicava através de sons e gestos muito antes da descoberta do fogo. A música oferece ao homem novas formas de como vivenciar novas situações, emoções e sensações, por meio da sonoridade rítmica e melódica presente na vida de todo ser humano. Ela se encontra em todas as manifestações de qualquer pessoa, seja sociais e pessoais. Nós somos cercados por todo o tipo de som, todo movimento vibratório é chamado de som, as expressões da vida, da energia, o movimento do universo é denominado de som, pois tudo aquilo que soa é som.
A linguagem musical é um meio importantíssimo para a inserção da criança no meio social, e é de grande importância no desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, aumenta a autoestima e ajuda no autoconhecimento. A criança brinca a todo instante, e brincando a música se