Músculos da respiração
Músculos utilizados na inspiração: diafragma, esternocleidomastoideos, intercostais externos, escalenos e serráteis anteriores.
Músculos utilizados na expiração: intercostais internos, retos abdominais e demais músculos localizados na parede anterior do abdômen.
Diafragma: * Ação:
É o principal responsável pela respiração humana, serve de fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal, está coberto pelo peritônio em sua face inferior, e é adjacente à pleura parietal em sua face superior.
Durante a inspiração, a cúpula diafragmática se contrai e desce, o que reduz a pressão intratorácica e comprime as vísceras abdominais. Isto auxilia a entrada de ar nos pulmões e também a circulação sanguínea na veia cava. A descida do diafragma causa o aumento do diâmetro vertical do tórax.
Na expiração ocorre o processo inverso, o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão intratorácica e expulsando o ar dos pulmões. * Fixação:
Este músculo está localizado junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e o esterno e, se liga a estas estruturas através de tendões periféricos. É recoberto pelo peritônio em sua parte inferior, em sua parte superior, é adjacente à pleura parietal.
Feixes musculares irradiam dos ligamentos periféricos que correm para se unirem no centro tendíneo. Este músculo divide-se em três partes: parte esternal que é fixada na parte posterior do processo xifóide presente no esterno a parte costal onde os feixes se ligam às cartilagens costais inferiores e às costelas correspondentes e a parte lombar que liga-se a três vértebras lombares superiores.
Sua origem é na face interna das 6 últimas costelas, face interna do processo xifóide e corpos vertebrais das vértebras lombares superiores e sua Inserção é no tendão central (aponeurose) .
Na parte superior ao diafragma, são encontrados os ligamentos frênicopericárdicos, ligando o pericárdio a este músculo. * Inervação:
A inervação do