RESPIRAÇÃO
“A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA”
O QUE É A RESPIRAÇÃO PULMONAR?
A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório, onde ocorre a troca de gases (O2 – oxigênio) e CO2 – Gás Carbônico do corpo com o meio ambiente.
A Respiração é definida em dois tempos:
Inspiração – ATIVA - Quando ocorre a entrada de ar nos pulmões, caracteriza-se pela contração do diafragma e dos músculos intercostais.
A. Diafragma - principal músculo inspiratório, com forma de cúpula voltada cranialmente, e separa a cavidade abdominal da cavidade torácica.
B. Músculos Intercostais - localiza-se entre as costelas, o músculo intercostal interno vai desde o esterno até o ângulo da costela e subdivide-se em porção intercondral (paraesternal) e interóssea. O músculo intercostal externo vai desde a articulação costovertebral até a origem da cartilagem costal. É inervado pelos nervos intercostais que são derivados do 1o ao 12o segmento torácico.
Há muitas controvérsias sobre as ações da musculatura intercostal, na respiração, mas basicamente o músculo intercostal externo e a porção intercondral do intercostal interno são inspiratórios e a porção interóssea do intercostal interno é expiratória.
C. Escalenos - os músculos escalenos se originam das cinco últimas vértebras cervicais e inserem na borda superior da primeira costela, porção medial e anterior. Quando se contraem elevam as costelas e o esterno, no movimento denominado braço de bomba.
D. Músculos acessórios da inspiração - peitoral maior, peitoral menor, trapézio, serrátil anterior e o esternocleidomastoídeo.
Expiração – PASSIVA - Quando ocorre a saída de ar nos pulmões, caracterizando-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
A. Músculos abdominais - são compostos pelo reto abdominal,