Anato
Os objetivos da respiração são prover oxigênio aos tecidos e remover dióxido de carbono. A fim de alcançar tais objetivos, a respiração pode ser dividida em quatro funções principais:
Ventilaçao Pulmonar: Significa i influxo e o efluxo de ar entre a atmosfera e os alvéolo pulmonares;
Difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue;
Transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue e líquidos corporais e suas trocas com as células de todos os tecidos do corpo;
Regulação da ventilação e outros aspectos da respiração.
Na fisiologia a palavra Respiração pode ter duas definições, que podem ser divididas em duas subdivisões separadas relacionadas:
Respiração Pulmonar: Ventilação – Troca de gases nos pulmões (O2 e CO2) = processo mecânico
Respiração Celular: Refere-se a utilização do O2 e à produção de CO2 pelos tecidos = processo químico.
VENTILAÇÃO = Refere-se ao processo mecânico de mobilização do ar para dentro e para fora dos pulmões – Inspiracão e Expiração.
O ato de respirar envolve dois processos interligados, a ventilação e a respiração. Ventilação é o movimento do ar para dentro dos pulmões. Respiração refere-se às trocas de oxigênio e dióxido de carbono através das membranas celulares.
INSPIRAÇÃO
É a entrada de ar dos pulmões, e ocorre pela contração do músculo diafragma, e músculos intercostais. O diafragma abaixa as costelas se elevam, e assim, a caixa torácica de expande, fazendo com que o ar entre nos pulmões.
Processo: O ar do meio ambiente, entra pelo nariz e pelas cavidades nasais, sendo filtrado por pelos presentes na região, essa filtragem das partículas impede a entrada de poeira, fumaça e microrganismos, no restante do