Politica brasileira
As enzimas são notáveis constituintes do metabolismo de todos os seres vivos que têm a habilidade de impulsionar e acelerar as reações químicas.
Microorganismos ou substâncias com essa propriedade já eram utilizados por povos antigos para transformar alimentos, como fermentar uvas e fazer o vinho, ou modificar o leite e produzir queijo, por exemplo.
Depois que os pesquisadores desvendaram o comportamento das enzimas, estas passaram a ser cada vez mais empregadas com diversificadas finalidades.
Atualmente, essas proteínas extraordinárias são úteis inclusive na indústria não apenas na área de alimentos, mas em muitos outros setores. OBJETIVO
Retratar a aplicação das enzimas na indústria alimentícia.
DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÃO: ENZIMAS Existem nas células vivas substâncias catalisadoras que se difere dos catalisadores inorgânicos (capazes de alterar a velocidade de uma reação química sem serem modificados), pelo fato de serem muito mais complexas formadas pelo organismo vivo. Estas são denominadas enzimas, definidas de modo geral como substâncias orgânicas formadas no interior das células, porém com capacidade de agir também fora delas.
As enzimas são proteínas produzidas por todos os seres vivos, com capacidade de acelerar e catalisar biologicamente reações químicas de maneira seletiva. Executa um papel amplamente atuante no processo essencial da vida como digestão, respiração, metabolismo e manutenção de tecidos.
As enzimas agem em condições moderadamente variáveis, tornando-as assim catalisadores ideais para utilização na tecnologia de alimentos, onde o fabricante pode almejar modificar seletivamente as matérias-primas alimentícias sem destruir os nutrientes essenciais.
No âmbito químico, as enzimas possuem uma estrutura química especial, contendo um centro ativo