Musculos ligados a respiração
• Diafragma:Movimento para cima e para baixo, permitindo que a caixa toráxica se encurte e se alongue, respectivamente. É inervado pelo nervo frênico.
• Músculos inspiratórios: Elevam o gradil costal promovendo expansão dos pulmões, permitindo que o diâmetro antero posterior seja aumentado cerca de 20% durante a inspiração máxima. Os principais músculos inspiratórios são os intercostais externos, mas existem outros músculos que os auxiliam como esternocleidomastóideo, denteados anteriores e escalenos(músculos acessórios).
• Músculos expiratórios: tracionam para baixo o gradil costal. São eles: retos abdominais, que “puxam" para baixo as costelas inferiores ao mesmo tempo que eles próprios e os demais músculos abdominais empurram o conteúdo abdominal para cima, em direção ao diafragma, e intercostais internos.
Esses músculos atuam na expiração forçada ou não passiva. Isso ocorre pois a expiração é um fenômeno passivo. Ela ocorre por diminuição fisiológica do volume da caixa torácica (CT) por retração elástica da mesma caixa torácica e do próprio parênquima pulmonar, após distensão causada na inspiração.
Cada pulmão flutua dentro da cavidade torácica, circundada por fina película de líquido pleural o qual tem função de lubrificante para os movimentos pulmonares dentro da cavidade.
DIAFRAGMA:Toracoabdominal,é uma lamina muscolotendínea que divide a cavidade do tronco em partes toráxica,superior,e abdominopélvica,inferior.Empresta apoio a vísceras torácicas na posição ereta e é importantíssimo fator de mudanças de volume do tórax para a respiração.
OS MÚSCULOS INTERCOSTAIS são músculos que estão entre as costelas, a origem fica em uma costela e a inserção na costela subjacente (lembrando que anatomicamente a origem está mais proximal e superior e a inserção mais distal e inferior). Fazem parte da mecânica