Regulação da Respiração
CONCEITO: É o ajuste da ventilação alveolar pelo sistema nervoso (CENTRO RESPIRATÓRIO) para atender as demandas do organismo.
CENTRO RESPIRATÓRIO: Grupo de neurônios localizados bilateralmente na substância reticular da medula oblonga e da ponte. Divide-se em 3 zonas:
Zona Inspiratória: Grupo de neurônios bulbares dorsais . Contribuem no controle da insuflação e da FR(oscilação rítmica) por meio de sinais viscerais e químicos. Tem excitabilidade intrínseca. Gera impulsos inspiratórios para o diafragma. Inativa-se na expiração(3 seg).
Zona Expiratória: Grupo de neurônios bulbares ventrais. Ativa-se por descarga de impulsos da ZI excitando os músculos expiratórios quando há necessidade de aumentar a ventilação pulmonar. Permanece inativa na respiração de repouso.
Zona Pneumotáxica: Porção superior da ponte que contribui no controle da FR. A função é limitar a inspiração; portanto, aumenta a FR(30-40 mr/min).
Centro Apnêustico: Porção inferior da ponte cuja função é impedir o bloqueio do impulso inspiratório pela ZP,prolongando a inspiração.
CONTROLE DA ATIVIDADE DO CENTRO RESPIRATÓRIO
1. Controle Químico: Controle por retroalimentação em resposta às alterações na composição química do sangue( CO2, H+, O2 ).
2. Controle Mecânico: Controle pela ação de mecano-receptores localizados nos pulmões, vias aéreas e parede torácica os quais estão ligados ao centro respiratório por conexões aferentes.
Modos de deflagração:
a) Automático = respiração metabólica
b) Voluntário= controle comportamental da respiração em relação às atividades motoras voluntárias complexas.
CONTROLE QUÍMICO DA RESPIRAÇÃO
Tem 2 componentes:
CENTRAL: Efeito do CO2 e H+ sobre a ZONA QUIMIOSSENSÍVEL bulbar
PERIFÉRICO: Efeito do O2 sobre os quimiorreceptores carotídeo e aórtico.
COMPONENTE CENTRAL
Zona quimiossensível: situada bilateralmente na substância bulbar abaixo da entrada do glossofaríngeo e o vago no tronco cerebral.
Funções da zona