Regula O Da Ventila O Pronto
Da
Ventilação
OBJETIVOS DA
REPIRAÇÃO
1.Ventilação pulmonar
2.Difusão de gases entre o sangue
e os alvéolos
3.Transporte de gases através do sangue 4.Regulação da ventilação
Regulação da ventilação
A respiração é um ato automático e semi-
voluntário regida por um complexo sistema neural cuja função básica é a troca de gases entre a atmosfera e o sangue. O sucesso deste processo garante que os níveis de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) nos tecidos permanecem constantes. A respiração garante a troca e TRANSPORTE de gases através da ventilação mecânica é realizada pelo sistema respiratório.
Regulação da ventilação
Um sistema complexo que controla a
respiração em função das necessidades metabólicas e otimiza os gastos energéticos dos músculos respiratórios. Este sistema é capaz de manter os gases do sangue arterial dentro de limites estreitos, mesmo em circunstâncias fisiológicas extremas, como o esforço físico muito intenso ou a estadia em grandes altitudes, e num grande número de situações patológicas.
Regulação da ventilação
A regulação da respiração pode ser nervosa, química ou mecânica e consiste em respostas integradas de três elementos básicos:
1. Receptores, que recebem informação e enviamna para os
2. Centros Respiratórios, que coordenam a informação e ativam ou inibem a ação dos
3. Músculos da Respiração, responsáveis pela
Ventilação.
Regulação da ventilação A respiração é controlada pelo Sistema Nervoso
Central; a respiração voluntária é regulada pelo córtex, e a respiração automática pelos centros respiratórios do bulbo e da ponte.
Os músculos respiratórios são inervados pelo nervo frénico e pelos nervos intercostais. Esta regulação ajusta ventilação de maneira a manter pressões sanguíneas de oxigénio e de dióxido de carbono apropriadas. Existem vários receptores que enviam informação para os centros respiratórios, tais como quimiorreceptores, mecanorreceptores e outros.
Regulação da ventilação
O sistema nervoso