AIDS E DENGUE
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, é possível tratar os sintomas decorrentes da doença, ou seja, fazer um tratamento sintomático. É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva. Pacientes com dengue ou suspeita de dengue devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos. O tratamento da dengue deve ser hospitalar no caso de pacientes hipertensos, com insuficiência cardíaca ou que estejam com crise de asma ou diabetes descompensada, mesmo que não se trate de dengue hemorrágica. No caso de dengue hemorrágica o tratamento é feito no hospital com uso de soro na veia, toma de medicamentos para interromper a hemorragia e aumentar as plaquetas, uso de oxigênio para facilitar a respiração e em alguns casos transfusão de plaquetas. No hospital os exames de sangue para acompanhar a recuperação e o estado de saúde do paciente são repetidos inicialmente de 15 em 15 minutos e quando apresenta alguma melhora, a cada 2 hora. O paciente recebe alta 48 horas após o fim da febre e quando a concentração de plaquetas fica normalizada.
É importante que o cidadão, ao primeiro sinal da doença, vá até o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Todo o tratamento deve ser feito sob orientação médica.
SINTOMATOLOGIA Dengue Clássica Febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos Perda do paladar e apetite,