RESENHA DO TEXTO A psicologia frente s pol ticas p blicas de M rcia Mansur Saadallah
2602 palavras
11 páginas
RESENHA DO TEXTO: A psicologia frente às políticas públicas de Márcia Mansur Saadallah por Bruno Silva AndradeO texto relata que nos últimos anos a psicologia tem deixado o âmbito privado, intimo pessoal e individual dos consultórios, para uma área mais ampla dos espaços públicos, se interessando pelo sujeito e sua relação com o contexto social, levando em conta os processos coletivos, a interação do indivíduo em sua comunidade, os desafios de lidar com o diferente, com as diversidades, além de diversas outras questões relacionadas ao âmbito público.
Uma pesquisa feita pelo CFP realizada em 1988 e 2001 comprova que apesar de ainda predominante a pratica tradicional, os profissionais da psicologia tem migrado cada vez mais, para áreas das políticas públicas e especialmente para as das políticas sociais. Uma vez que a sociedade tem tido uma grande demanda nessas áreas. O texto integral traz alguns conceitos base para a compreensão da atuação desses profissionais nessas áreas vejamos uma brve síntese destes:
Políticas Públicas: Parte do pressuposto de que os homens são diferentes entre si, mas precisam uns dos outros para viver. Cria-se a partir deste fato um conflito: conciliar interesses e diferenças individuais com as necessidades da vida em sociedade, os interesses públicos. “O objetivo da política é, assim, o de processar as diferenças entre as pessoas e possibilitar uma vida em comum”. O Estado, enquanto representante da política, faz isso através das políticas públicas. Assim, podemos dizer que políticas públicas são decisões governamentais projetadas para atacar problemas que atingem a vida em comum. (Rocha, 2001).
Políticas Sociais : são uma modalidade das políticas públicas destinadas a garantir as condições básicas de sobrevivência à população, ou seja, os mínimos sociais. No Brasil, a C F/88 reconhece, incorpora e assegura legalmente os direitos sociais a todo cidadão brasileiro, e responsabiliza o Estado (e em alguns casos também a sociedade) por