múltiplas linguagem
Quando colocamos a brincadeira para criança, damos abertura, ensinamos que dessa forma ela também conhece o mundo e aprende também de forma alegre, divertida e que ela seja feliz em seu processo de aprendizado. A linguagem do brinquedo é espontânea, cheia de significado, pois através da movimentação, das escolhas por determinadas brincadeira, não só o entendimento que a criança tem com o mundo, mas também a forma como se organiza individualmente e coletivamente.
Vejo que é de extrema importância que o professor seja o mediador da relação que a criança tem que ter com os diferentes tipos de linguagens. O professor deve também, disponibilizar recursos para que a criança se familiarize com os variados tipos de linguagem.
A literatura infantil é muito importante para a criança, para fase oral, pois desde cedo ela começa a se comunicar com o mundo, sendo que através desta, ela pode passar a gostar de Leitura, ou pelo menos folhear os livros, pois quando ela não sabe ler, faz a leitura através dos desenhos. Ou até mesmo, a professora fazendo a leitura de uma história, em roda, com fantoches, seja de qualquer forma, sendo assim, cada vez aproxima-se mais a criança da literatura, e elas adoram. Importante também, colocar a criança para se envolver com a história, de forma que ela entre no personagem, se interaja com a história.
Estudar a literatura produzida pelas crianças e jovens não é tarefa fácil, ainda mais trabalhar diretamente com as próprias crianças. É importante também estar muito atento com o gosto dela, saber ouvir as opiniões delas sobre um livro e outro, fazendo uma discussão de alguns pontos teóricos sobre o tema do livro, para que possamos