Múltiplas linguagens: linguagens artísticas i
SIDVAL ALVES GONÇALO
RELATÓRIO REFLEXIVO
DISCIPLINA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS: LINGUAGENS ARTÍSTICAS I
PEDRA PRETA – MT
2012
CLEONICE DE CARVALHO BORGES VIANA
SIDVAL ALVES GONÇALO
RELATÓRIO REFLEXIVO
DISCIPLINA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS: LINGUAGENS ARTÍSTICAS I
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UAB - Universidade Aberta do Brasil/UFMT, para a disciplina Múltiplas Linguagens: Linguagens Artísticas I .
Tutora: Maria José Batista Corrêa.
PEDRA PRETA – MT
2012
Fundamentação Teórica Ao considerarmos a arte indispensável no processo de ensino-aprendizagem vemos a necessidade de pensarmos a mesma de forma ampliada, ou seja, pensar na arte como uma das formas mais importantes de comunicação expressão humana. Sobre isso QUADROS (2006) apud QUADROS (2012, p.17) diz que:
A Arte é uma das formas mais significativas de comunicação e expressão humana, o que tanto na expressão-, escrita – produção – como na leitura – apreciação. A apresenta a dimensão sensível, criativa e crítica, e este aspecto se revela um valor que deve importar muito a educação.
A arte está presente na vida do ser humano em diversas formas, seja na dança, na música, na pintura, na literatura, na arquitetura, no teatro, entre outras representações. Assim, mesmo que a gente não perceba, a arte se faz presente no nosso cotidiano. E sendo a escola um local onde ocorre o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor então que se valorize a arte, dando a ela o espaço merecido na aprendizagem, pois infelizmente ela é encarada no âmbito escolar como uma forma de lazer, recreação, colocada sempre em segundo plano. E para que a Arte tenha um bom resultado no processo de aprendizagem os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) caracteriza o ensino da mesma evidenciando a importância de conectá-la