Mídias na educação
Introdução e justificativa
A velocidade da vida moderna faz com que tudo envelheça rapidamente e pareça sem valor para as novas gerações. Diante do domínio do tempo presente, o passado torna-se obsoleto e condenado ao esquecimento, por isso, a importância de combater esse “esquecimento” e valorizar a preservação da memória coletiva de nosso passado histórico, que é a base para a afirmação da identidade cultural de todos os povos. Sendo assim, a tecnologia surge como um novo instrumento e nova linguagem que torna possível o acesso à produção humana.
O uso adequado das tecnologias como ferramenta no processo ensino-aprendizagem acaba criando desafios para os educadores, fazendo com que eles tornem-se pesquisadores dessa transformação. Integrar as tecnologias e as diversas mídias existentes, aos processos educativos, faz com que professor e aluno aprendam juntos, servindo-se dos recursos tecnológicos em favor de uma aprendizagem mais eficiente.
Os computadores fazem parte do nosso cotidiano atual, conhecer seu funcionamento não é mais um luxo, tornou-se uma necessidade real.
As escolas públicas deveriam antes de tudo, contar com os recursos tecnológicos em espaço adequado e com professores - acostumados com os meios de rede informatizadas. Ao contrário, o uso errôneo das salas de tecnologia e a falta de preparo dos recursos humanos, irá se tornar um grande obstáculo para o desenvolvimento dessa aprendizagem significativa almejada.
A tecnologia influencia cada vez mais o comportamento social, sendo assim, também fazem parte da educação. O bom uso da tecnologia é positivo ao desenvolvimento da criança, por isso, se faz necessário que a escola acompanhe essa evolução, para que se possa incorporar a informática como instrumento de atividades produtivas ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
A Internet representa uma importante forma de comunicação e socialização, bem como fonte de pesquisa, gerando satisfação e encantamento por jovens e