Mídia e deliberação
Fichamento
Linguagem e comunicação 2012
Redação publicitária- Teoria e pratica O Poder da Linguagem Publicitária
MARTINS,Jorge S. Redação Publicitária-Teoria e Prática: 2º Ed. São Paulo: Atlas, 1997.
“[...] Toda publicidade é fato comunicativo que reflete ideologias da fonte a serem transmitidas a determinados receptores. Para que isto aconteça satisfatoriamente, ela segue forma como modelos informacionais da lingüística e da semiologia que orientam na escolha na organização de sistemas e signos codificadores das mensagens [...]” (p. 18)
Relata a forma como a publicidade chega até os receptores de forma comunicativa,
Através de sistemas de signos e codificadores das mensagens.
“[...] É pelo uso das técnicas que se chegará a influenciar o comportamento dos possíveis consumidores pela argumentação retórica e estética, objetivando convencê-los através da razão e persuadi-los por meio de recursos subjetivos e emotivos [...]” (p.18)
Informa a importância da do conhecimento de técnicas para persuadir os consumidores
A adquirirem determinado produto, através de recursos subjetivos e emotivos.
“[...] mais do que a expressão explicita, o que conta no texto publicitário é o que está subjacente, o implícito, o conotado.” (p. 18) (Roland Barthes).
Pontua que no texto publicitário o mais importante não é o que está explicito, mas sim o que está implícito. Logo é muito mais importante entender o que está escrito nas entrelinhas do texto publicitário.
“Uma das táticas mais usadas nos tempos atuais é apresentar dados na mídia que “configurem aspectos mais individualizados e menos massivos, o que possibilita ao consumidor sentir-se personalizado”[...]”(p.18)
Revela que hoje em dia se costuma colocar na mídia, dados que agradem mais o ser individual, do que a massa como um todo. Usam aspectos individualizados, próprios, para que o público, no caso, um consumidor, se sinta identificado, se veja no produto.
“Quanto mais ela se