Fichamento - midia e deliberação
Deliberação e Mídia
MAIA, Rousiley C. M. Deliberação e Mídia, In MAIA, Rouseley C. M. (org) Mídia e Deliberação, Rio de JANEIRO: FGV Editora, 2008. Cap. 3, p. 93-122
“[...] Os meios de comunicação respondem por importantes aspectos do processo de “trocar argumentos em público”. (p.93)
Estabelece o processo de interação rápida vivenciada hoje no século XXI.
“Para entender o processo de mediação operado pelos meios de comunicação é preciso estar atento às regras, às convenções e aos cosntrangimentos, que sejam criados pelo sistema, queer sejam auto-impostos pelos comunicadores profissionais”. (p.99)
Descreve como ser um bom profissional bem capacitado. Ele tem de estar bem atualizado, buscando novas informações e aberto para novas experiências.
“ [...]Alguns desses enquadramentos são claramente ambíguos e se desdobram em vários subenquadramentos”. (p.101)
Relata a existencia de vários tipos de enquadramentos, posicionamentos “pró” e “contra”, dando resultado com base em outro enquadramento.
“[...] Por exemplo, no debate sobre a legalização da maconha, que será discutido no capítulo 7 deste livro, aqueles que são contra a legalização divergem entre si em uma grande variedade de questões morais ou práticas, como •os efeitos da droga, os custos para os usuários e a sociedade, as medidas de repressão e combate ao narcotráfico, as políticas de reabilitação. O mesmo ocorre entre os que são a favor da legalização, que divergem entre si quanto aos direitos do usuário, a hierarquia dos vícios, as políticas de controle e de venda da droga”. (p. 101)
Observa-se a diferença de pensamentos, conhecimentos, aconteceimentos às vezes conflitos entre si, pelo fato de muitos concordarem ou não do mesmo.
“[...] Antes de explorar essa questão é preciso deixar claro que o debate midiático é costituído através do arranjo” das fontes ou das expressõess dos sujeitos sociais, que formam uma “rede de discursos” dentro dos