Israel, Palestina: Verdades sobre um conflito
1. CREDENCIAIS DO AUTOR: Antonie Garapon é um renomado jurista francês e importante pesquisador do Institut des Hautes Études sur la Justice. Autor da obra o Juiz e a democracia que trata do aumento da importância do poder judiciário na sociedade moderna, quando as instituições políticas (partidos e Poder Executivo) perdem crédito junto à população e cresce nesta a solicitação do recurso aos juízes para a solução de seus problemas individuais e como fiadores da ordem e do direito.
O autor relaciona os destinos do Judiciário aos da política naquilo que parece, superficialmente, uma simples inversão de posição entre o Judiciário e a Política, na qual apenas o primeiro seria o agente reivindicador, tornando-se o símbolo desta usurpação num só sentido.
O argumento do autor se flexiona para admitir uma nova presença do direito nas sociedades atuais: não como substituta da República, e sim como um lugar inscrito nos caminhos da democracia da deliberação - a controvérsia própria à cena judiciária seria um paradigma disso - caso seus personagens se orientem, como preconiza Garapon, pela motivação de exercer uma pedagogia em favor de uma cidadania ativa e de re-nascimento do ethos republicano. Nessa flexão, a grandeza e a pertinência deste Le Gardien des Promesses, que nos chega para ficar.
DISPONÍVEL EM: http://www.revan.com.br/produto/O-JUIZ-E-A-DEMOCRACIA-165
(Acesso em 01 de setembro de 2014)
2. RESUMO DA OBRA:
O livro lido traz em seu texto a importância da justiça, da democracia e do papel do juiz na sociedade entrega a ele a função de salvar a democracia social, fazendo com que os direitos sejam garantidos e a sociedade viva em paz, pode-se dizer também que o poder judiciário é peça fundamental neste contexto, ocupa um papel