geografia
Mãe (Deborah): - Oi filha, o que você esta fazendo?
Filha (Patrick): - Mãe, fecha a porta por favo.- Nossa.
Mãe (Deborah): - Me conta o que você esta fazendo?
Filha (Patrick): - Eu estou estudando pro ENEM mãe.
Mãe (Deborah): Serio filha, você acha que vai cair o que?
Filha (Patrick): A Questão Palestina..
Mãe (Deborah): Ahhhh, aquilo que eu vi no Jornal ontem, no Jornal Nacional. Eu vi uma matéria quer que eu te explique?
Filha (Patrick): Não.
Mãe (Deborah): Deixa eu te explicar filha
Filha (Patrick): Ah não mãe
Mãe (Deborah): Deixa eu te explicar, você sabe como que eu sou
Filha (Patrick): Depois você explica mãe.
Mãe (Deborah): Tudo começou.....
Chama-se de “Questão Palestina” o conflito surgido com a criação do Estado de Israel em 1948 culminando com a 1ª Guerra Árabe-Israelense.
Costuma-se atribuir o termo, também, ao problema dos refugiados palestinos que se viram obrigados a deixar a região quando da criação de Israel, chegando a 900mil na época.
O conflito se deve ao confronto entre duas ideologias nacionalistas: o Sionismo, movimento judeu surgido no século XIX e que prevê a criação de uma pátria judaica, e o nacionalismo árabe que tomou força com a queda do Império Otomano e culminou com a criação da Liga árabe em 1945.
Os judeus, também chamados de israelitas, israelenses ou hebreus, são um povo de origem semita que teriam migrado para a região da palestina ocupando-a por um longo tempo até que uma grave seca os teria forçado a migrar para o Egito. De lá eles retornam por volta do ano 1200a.C no episódio conhecido como “Êxodo” conquistando a região que acreditavam ser-lhes prometida por Deus e subjugando toda a palestina.
Mãe (Deborah): - Está entendendo Brity
Filha (Patrick): - Too mãe
Mais tarde, no episódio conhecido como “Cisma” o reino é dividido e são formados os Reinos de Israel ao norte e de Judá ao sul, com capital em Jerusalém. O Cisma enfraquece os dois reinos facilitando o seu