arquitetura sustentavel
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Arte e Arquitetura Renascentista
Disciplina: Introdução à arquitetura.
Docente: Telma Ribeiro.
Discentes: João Renato Merighe; Lucas Rufino Koga.
Introdução.
Entre o final do século XIV e o inicio do século XVII nasce o RENASCIMENTO, período histórico marcado por varias transformações em muitas áreas da vida humana e também pelo fim da Idade Média para o inicio da Idade moderna. O renascimento teve sua cultura iniciada na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e de Siena onde se espalhou para toda Península Itálica e depois para toda Europa ocidental.
Renascimento.
O termo renascimento é comum aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 a 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorrem nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da arquitetura, da literatura e das ciências que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do inicio e da natureza em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que aviam impregnados a cultura da idade media.
Principais características do renascimento:
Racionalidade.
Dignidade do ser humano.
Rigor científico.
Ideal humanista.
Reutilização das artes greco-romana.
Arquitetura.
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que organiza de qualquer ponto que se coloque. “Já não é o edifício que possui o inicio, mas este que, aprendendo a lei simples do