Mídia na pós-modernidade
Introdução
A sociedade e na tecnologia vivem mudanças significativas que vem transformando rapidamente os usos e costumes coletivos característicos da sociedade humana contemporânea. Mas, a maior transição, é sentida no universo das novas tecnologias. O real e o virtual sofrem influência da imagem, que os redefine, na orientação das relações dos indivíduos e sociedades. Sem discutir a natureza e a profundidade das transformações, que ao longo do tempo têm alterado a sociedade ocidental, aceitamos a existência de aspectos que se impuseram com padrões diferentes daqueles considerados modernos. A velocidade e a abrangência das mudanças estão no centro das discussões que se travam sobre modernidade e pós-modernidade. Em torno desses conceitos surgiram teorias que estão longe de apontar para um horizonte de consenso. Este trabalho buscará situar os problemas mais relevantes associados à pós-modernidade no que diz respeito a mídia, baseado em uma literatura que examinou as alterações ocorridas na sociedade contemporânea nas últimas décadas.
Pós-modernidade
As teorias sobre a pós-modernidade ainda são incompletas, mas nos alertam para fenômenos novos da vida contemporânea e despertam o pensamento para algo que está acontecendo. Um ambiente que não se parece com repetição, preservação dos costumes, relações pessoais, predomínio dos laços morais, em suma, com algo que lembre a existência coletiva.
Os problemas originados da industrialização e da urbanização provocaram profundas alterações nas formas de trabalho, na tecnologia, na produtividade, nas aglomerações humanas e nos meios de comunicação, o que abalou as estruturas sociais e varreu rotinas e referências estabelecidas. A palavra modernidade foi adotada como designação para as mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais que criaram esse cenário de insegurança.
Embora ainda não existam conceitos e consenso do que é a pós-modernidade, existem fatos que