métodos gravimetricos
Os métodos gravimétricos é a determinação da massa de um determinado composto puro. É usado para a pesagem dos compostos uma balança analítica, que fornece resultados exatos e precisos.
Os métodos gravimétricos podem ser gravimetria por precipitação que é quando separa da amostra o analito como um precipitado e transforma ele em um composto que pode ser pesado.
Temos também a gravimétria por volatização onde o analito isolado vai ser convertido em um gás, este gás que será pesado.
Na eletrogravimetria o analito é separado pela sua decomposição dentro de um eletrodo, com a ação de uma corrente elétrica.
Gravimetria por precipitação
Na gravimetria por precipitação o analito passa pelas seguintes etapas:
_Primeiramente vai ser convertido em um precipitado pouco solúvel.
_Após ser transformado em precipitado vai ser filtrado.
_Depois lavado.
_Com um tratamento térmico adequado o precipitado será convertido a um produto que tenha a composição conhecida.
_Por fim o composto será pesado.
Como exemplo deste processo de gravimetria por precipitação temos a determinação de cálcio em águas naturais. O primeiro passo é formar o precipitado que se da ao colocar ácido axalico na solução aquosa contendo a amostra e amônia. A amônia neutraliza o efeito do ácido oxálico.
Depois o precipitado formado será filtrado com um cadinho que será pesado, depois será seco e calcinado, só assim será convertido a oxido de cálcio.
Quando o composto já estiver resfriado o cadinho e o precipitado serão pesados determinando uma massa total que será diminuída pela massa do cadinho< o resultado final é a massa o oxido de cálcio.
Propriedades de Precipitados e Reagentes Precipitantes
O requisito básico para um agente precipitante gravimétrico é reagir especificamente ( Reagem somente com uma espécie química) ou seletivamente ( Reagem com um numero limitado de espécies) com o analito. Outra característica é provocar uma reação com o anaito para formar um