DETERMINAÇÃO DE FERRO – MÉTODO GRAVIMÉTRICO
MARINA CANTON
RODRIGO DESSANTI
TAMARA GARCIA PINHO
THIAGO MORESCHI
DETERMINAÇÃO DE FERRO –
MÉTODO GRAVIMÉTRICO
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
FRANCISCO BELTRÃO,
2013
ATHOS EMANUEL GONZATTI
MARINA CANTON
RODRIGO DESSANTI
TAMARA GARCIA PINHO
THIAGO MORESCHI
DETERMINAÇÃO DE FERRO –
MÉTODO GRAVIMÉTRICO
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Analítica. Profª. Ivane Benedetti Tonial
FRANCISCO BELTRÃO,
2013
INTRODUÇÃO
A química em soluções e amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos. (Prof.Dr Ary Maia, Universidade estadual do Paraíba).
Quando o soluto é líquido, em vez de determinarmos sua massa, podemos determinar seu volume e expressar a concentração em termos do volume do soluto em relação ao volume do solvente ou da solução. As soluções percentuais mais comumente usadas são aquelas em que se completa o volume, obtendo-se assim um volume conhecido da solução.
Damos o nome de soluções molares a soluções cuja concentração é expressa em função da massa molecular do soluto. Assim, dizemos que determinada solução é 1 molar (1 M) quando contém 1 mol de soluto em 1 litro de solução. Uma solução 0,2 molar (0,2 M) contém 0,2 mol de soluto em um litro de solução.
Para preparar soluções molares de uma substância, precisamos, antes de mais nada, saber quanto vale 1 mol dessa substância. (Prof. Luiz