produtividade
Médias de Índices de Produtividade
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma forma eficaz de se compilar dados disponibilizados de obras, transformando-os em informações que servirão de base para o planejamento de futuras obras.
Em virtude da constante elevação dos níveis de competitividade em todos os setores industriais, atualmente, torna-se imprescindível que as organizações reformulem suas estratégias e seus modos de atuar, buscando a eliminação de perdas e a diminuição dos custos, principalmente através da melhor qualificação e otimização da mão de obra disponível.
A implementação de novas técnicas de gestão que visem o aprimoramento dos processos produtivos tem como objetivos a busca constante da melhoria do produto, a redução dos custos e a eficiência com consequente redução dos tempos envolvidos, o que agrega valor à percepção dos clientes.
Percebe-se em plantas industriais, manufaturas, serviços etc., a constante busca pela eficiência, o que demanda instrumentos de medição adequados para que desvios e inadequações possam ser detectados pelas empresas e corrigidos rapidamente e sem perda de produtividade. Um bom exemplo de ferramenta de medição largamente utilizada e bem sedimentada em vários setores, principalmente no de serviços é o NPS (Network Promoter System) que mede regularmente o índice de satisfação de clientes externos e internos, mostrando desvios nos processos da organização e indicando os pontos passíveis de melhoria.
Quanto maior o empreendimento, maior a necessidade de ferramentas eficientes, simples e preferencialmente automatizadas e transparentes que possam medir o desempenho.
Não é diferente no ramo da construção civil que trabalha com insumos de elevado custo e com mão de obra com qualificações despadronizadas, de alto turnover e dependente de constante motivação.
DESENVOLVIMENTO
Em pesquisa para o desenvolvimento do