Sócrates
Sócrates se indispôs com os poderosos no tempo em que ele vivia, acusando-o de não crer nos deuses da cidade e de corromper com a juventude.
Com o seu método de que ele nada sabia, costumava conversar com escravos ou nobres, velhos ou moços. Esse método consistia na sabedoria de reconhecer a própria ignorância. Antes de iniciar a conversar com seus concidadãos que se diziam saber sobre determinado assunto, o própria Sócrates dizia o oposto, isto é, ele afirmava não saber nada. Com isso ele fazia várias perguntas até o oponente reconhecer que também não sabia nada, reconhecendo a própria ignorância, poder-se-ia ir em busca da verdade para ter outro conceito de vida.
O outro método que Sócrates costumava utilizar se chamava maiêtica, em grego, significa parto. Em homenagem a sua mãe que era parteira. Assim como sua mãe fazia parto de corpos e ele dava à luz novas ideias. Bom, como informando anteriormente, ele fazia as perguntas a seus oponentes e os mesmos acabavam reconhecendo a ignorância. Sendo assim, ele fazia parto de antigas ideias e depois ajudava os oponentes a ter novos conceitos.
Sócrates e algumas de suas ideias.
Morte: Sócrates acreditava em duas forma sobre a morte. A primeira era como dormir, sem sonho e nem dor. Tudo acabava. Era uma forma boa para ele. Já segunda forma consistia sair desse mundo e ir para outros. Nesse outro mundo, podia-se se encontrar com os entes queridos. Muito agradava essa ideia sobre a morte, por conseguinte a isso, ele não tinha medo da morte.
Justiça: A justiça para ele consiste em conhecimento, porém, na observância das leis do homens. Acredita-se que há outras leis que se sobrepõem às leis dos homens que é a lei natural, sendo inerente ao