Métodos de Separação de Misturas
Centrifugação: É um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador a fim de se promover a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades.
Filtração simples: É um método de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e consiste em fazer passar a mistura por uma superfície porosa (filtro), que se encontra aderido a um funil de vidro, onde o líquido atravessa e o sólido fica retido.
Filtração a Vácuo: Quando uma filtração é muito demorada, pode-se realizar a filtração a vácuo, também chamada de filtração por pressão reduzida, que acelera o processo. Em laboratório, esse tipo de filtração é realizado usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que tem o fundo perfurado.
Dissolução Fracionada: é um método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente. A seguir, através de uma evaporação do líquido usado, recupera-se o componente solúvel.
Evaporação: É um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso.
Destilação simples: é o processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes