Títulos Públicos
Se você quer segurança e tranqüilidade em seus investimentos, você precisa conhecer o Tesouro Direto. O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC.
É simples e você não precisa de muito dinheiro para investir. Para compras normais, com cerca de R$ 80,00 ou 0,1 título você já pode iniciar uma aplicação.
Para o segmento Compra Programada, os investidores têm a vantagem de realizar suas negociações obedecendo a parcela mínima de 0,01 ou 1% do preço unitário de cada título, desde que respeitado o limite mínimo de R$ 30,00 (trinta reais). Para a venda agendada, entretanto, não há o limite financeiro.
E o melhor: não precisa nem sair de casa, pois as transações podem ser feitas pela Internet.
No Tesouro Direto, você mesmo gerencia seus investimentos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo. É uma ótima opção para quem quer investir com baixo custo, alta rentabilidade e liquidez quase imediata. Sempre que você precisar, poderá resgatar os títulos antes do vencimento pelo seu valor de mercado, uma vez que o Tesouro Nacional garante a recompra de seu título todas as quartas-feiras. Caso não queira gerenciar seus investimentos, você pode autorizar uma das instituições financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto (Agentes de Custódia) para efetuar compras e vendas dos títulos públicos.
As vantagens não param por aí. O rendimento da aplicação em títulos públicos é bastante competitivo se comparado com as outras aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado. As taxas de administração e de custódia são baixas e o Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda ou vencimento do título (quanto aos títulos que pagam cupom de juros, também é descontado Imposto de Renda no pagamento do cupom).
Os títulos públicos são ativos de renda fixa que se constituem em boa opção de