Diferença entre moral e ética
Moral
A Moral tem normas e atos, que permitem juízos de valor, argumentos, razões e justificativas. Ele é prática e acontece quando tomamos decisões e fazemos algo. Não é reflexiva mas tem outras ciências que fazem isto por ela, como a ética. Ela varia no espaço e tempo, isto é,existe uma moral para cada comunidade e para cada época. Sua origem está relacionada com a formação do homem enquanto ser social. O termo mos ou mores do latim, que significa costume ou costumes, no sentido de conjunto de regras e normas adquiridas por hábito é a origem da palavra moral.
A moral é conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social dada. O seu significado, função e validade, não podem deixar de variar historicamente nas diferentes sociedades.
A moral se origina na formação do homem enquanto ser social, tendo como fonte a natureza, Deus e o próprio homem.
Etica
Já a Ética tem a moral como objeto de estudo, mas especificamente o comportamento moral do ser humano, procurando observar situações concretas da vida cotidiana, na busca do bom comportamento, tentando identificar princípios geradores, que sejam válido em qualquer época e sociedade Com este foco a Ética é generalista, procurando revelar a relação entre comportamento moral e as necessidades e interesses sociais. Ética vem do grego ethos, que significa analogamente "MODO DE SER" OU "caráter" enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem. A ética não cabe formular juízos de valor sobre a prática moral de outras sociedades, ou de outras épocas, em nome de uma moral absoluta e universal, mas deve, antes, explicar a razão de ser desta pluralidade e das mudanças de moral; isto é, deve esclarecer o fato de os homens terem recorrido a práticas morais diferentes e até opostas.
Moral e trato social
Trato social abrange: “...formas de saudação, o modo de uma pessoa dirigir-se a outra, de atender a uma amigo ou a um