As diferenças entre ética e moral
As diferenças entre ética e moral Para Início de Conversa...
A vida humana não se desenvolve somente na sua dimensão teórica. É mais que óbvio que todos nós teorizamos sobre uma diversidade de coisas. Pensamos sobre o sentido da vida; vamos a uma palestra aprender sobre a teoria de um novo autor; estudamos diversos pensadores e descobrimos a riqueza de suas doutrinas e teorias. Entretanto, nossa vida possui outras dimensões que nada têm a ver com essas teorias. Quando vamos ao mercado, nossa razão está atuando, mas não teoricamente. Estamos pensando em nossos gastos, na promoção, no melhor produto etc. Nessas ocasiões, nossa razão está a serviço da prática. Muitas são as nossas práticas. Praticamos exercícios, compras, esportes, dirigimos carros, caminhamos com amigos, vamos ao banco... Mas uma das práticas que mais desempenhamos tem um outro sentido. Trata-se daquilo que se chama de moral.
Praticamos diariamente diversos atos morais. Esses atos são fundamentais para nossa vida em sociedade e para o modo como nos orientamos como indivíduos.
Mas, o que é moral? Por que ela é tão importante em nosso dia a dia?
A palavra moral deriva das palavras mos e moris (em Latim), que significam costume. Como podemos perceber, nossa vida é orientada por diversos costumes.
Temos costumes que regulam as roupas que vestimos (se vamos a uma igreja, os
Br
nossos costumes sociais não nos permitem usar sunga), o tipo de palavras que usamos em diversas ocasiões (se estamos conversando com um amigo, não o cha-
Uru
Arge
mamos de “Excelência” ou “meu senhor”), os nossos gestos (em uma audiência, na presença de um juiz, não fazemos gestos grosseiros, como sinais com as mãos que indiquem um xingamento), além de outros comportamentos.
Ciências Humanas e suas Tecnologias • Filosofia
5
Mas, a moral refere-se a um outro tipo de costume. Trata-se de costume que diz respeito aos valores de bem e mal. Esses valores