A diferença entre ética e moral
Turma: S4018
Disciplina: Responsabilidade Social e Governança Corporativa
Professor: Daniel Pavam
A Diferença entre Ética e Moral
Moral: “adj. De acordo com os bons costumes. / Que é próprio para favorecer os bons costumes. / Relativo ao espírito; intelectual (por oposição ao físico, ao material). / S.m. Estado de espírito, disposição de ânimo. / S.f. A parte da filosofia que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes; ética. / Corpo de preceitos e regras para dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural. / As leis da honestidade e do pudor; moralidade” (Dicionário Aurélio).
Ética: “Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral/ Conjunto de regras de conduta” (Dicionário Aurélio).
Apesar das duas definições seguirem a mesma linha de raciocínio a diferença se encontra no sentido etimológico das duas definições, no qual é explícito que a moral tem como propósito estabelecer um convívio social de acordo com o que é bem quisto pela sociedade, já a ética é identificada como uma filosofia moral, onde se busca entender os sentidos dos valores morais.
Logo, a ética influencia nas regras de conduta de uma sociedade, enquanto a moral influencia nas regras de conduta de um indivíduo, segue abaixo um exemplo:
Para uma sociedade pode parecer ético caçar animais mais para algumas pessoas é algo imoral, pois essa prática atenta contra a liberdade dos animais.
Portanto, a moral constitui uma referência básica de conduta pessoal, ou seja, o que é correto ou não. A ética, no entanto, constitui um grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas, assim como o comportamento de um grupo de pessoas ou sociedade.